Menu Fechar

Hospital de Cascais Dr. José de Almeida

Hospital de Cascais Dr. José de Almeida

EMPRESA EM DESTAQUE
Roteiros-de-Portugal-Lisboa-Cascais-Hospital-Lusiadas-Dr-José-de-Almeida

Bem Vindo ao Hospital de Cascais

No Hospital de Cascais cuidamos de quem nos procura, em busca dos melhores cuidados de saúde. Preocupamo-nos com a sua doença e com o motivo pelo qual recorre aos nossos serviços, focando-nos no seu bem-estar físico e emocional — considerando sempre a pessoa, a sua família e o desejo de todos para que a vida regresse à normalidade, fora do âmbito hospitalar.

A excelência clínica é para nós uma prioridade e, por isso, dispomos de uma equipa altamente preparada e motivada, que dá o seu melhor todos os dias. Por si, por todos!

Acreditada e certificada, a nossa qualidade e segurança resultam do mérito e do trabalho de cada um. Por isso, primamos e fazemos ponto de honra em dar o nosso melhor a cada dia, porque quem nos procura assim o espera.

Inaugurado em 2010, o Hospital de Cascais Dr. José de Almeida é um projeto inovador na área da saúde. A humanização, assim como a estreita e positiva relação com os centros de saúde, são a principal aposta, permitindo uma articulação eficaz entre os cuidados primários e os cuidados hospitalares. Desta forma, garantimos uma intervenção precoce que, acreditamos, nos permite melhorar os indicadores de saúde junto da comunidade.

O Hospital de Cascais é uma unidade do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e, por isso, parte de um todo que, diariamente, procura dar a todos os cidadãos os melhores cuidados na área da saúde.

Orgulhamo-nos por sermos todos os dias melhores, cumprindo com as expectativas de quem nos procura.

Inaugurado em 2010, o Hospital de Cascais Dr. José de Almeida é um projeto inovador na área da saúde. Além do forte princípio de humanização por que se rege, a estreita e positiva relação com a comunidade e com os centros de saúde são uma das suas grandes mais-valias, ao permitirem uma articulação próxima entre os cuidados primários e os cuidados hospitalares.

Preocupamo-nos com a doença e com o motivo pelo qual o utente recorre aos nossos serviços, focando-nos essencialmente na sua saúde física e emocional. Tratamos a doença sem nunca nos esquecermos da pessoa, da sua família e do desejo que todos têm em voltar à normalidade das suas vidas, fora do âmbito hospitalar.

Qualidade e Segurança

A qualidade e a segurança são a prioridade e a aposta de toda a equipa do Hospital de Cascais. Prova deste compromisso é a acreditação pela Joint Commission International (JCI), que avalia a qualidade e segurança dos procedimentos clínicos e não clínicos em hospitais de todo o mundo.

O Hospital de Cascais foi o primeiro em Portugal a receber este reconhecimento, com uma Certificação Ambiental (ISO 14001) e com o Certificado da Qualidade em cinco serviços: Farmácia, Anatomia Patológica, Imunohemoterapia, Imagiologia e Esterilização, segundo a ISO 9001, um referencial internacional de gestão da qualidade.

O Hospital de Cascais é ainda avaliado pelo SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde. Da responsabilidade da Entidade Reguladora da Saúde, o SINAS tem por base três valores fundamentais: rigor, transparência e objetividade. Permite ainda uma comparação com todas as Unidades de saúde nacionais integradas neste sistema, permitindo, de forma transparente, uma melhor avaliação comparativa da qualidade assistencial desenvolvida em Portugal.

Comunidade – Serviço Social

Missão

Compete ao Serviço Social, pelo conteúdo funcional que lhe é inerente, contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida do utente e sua família, prevenindo as disfunções sociais que possam impedir um tratamento e recuperação eficaz.

O Serviço Social centra a sua intervenção na pessoa que necessita de ajuda na interação com a sua rede pessoal e comunitária, tendo como valores fundamentais o respeito pela dignidade da pessoa humana, pela igualdade de direitos e oportunidades e pela liberdade de opção.

Enquadramento Institucional

O Serviço Social enquadra-se na orgânica hospitalar, como uma estrutura de suporte à prestação de cuidados de saúde. É constituído por sete Assistentes Sociais que exercem funções de apoio psicossocial e de articulação com os serviços do Hospital e da comunidade.

Áreas de Intervenção

O Serviço Social intervém transversalmente em todas as áreas de prestação direta de cuidados de saúde, a sua intervenção deverá  ser exercida no âmbito dos Serviços de Urgência, Internamento, Consultas Externas e  Ambulatório.

Conteúdo Funcional

O SERVIÇO SOCIAL TEM COMO BASE DO SEU CONTEÚDO FUNCIONAL:

*Identificar e analisar os problemas e as necessidades de apoio social dos utentes, elaborando o respetivo diagnóstico social

*Proceder ao acompanhamento e apoio psicossocial dos utentes e das respetivas famílias, no quadro dos grupos sociais em que se integram, mediante a prévia elaboração de planos de intervenção social

*Proceder à investigação, estudo e conceção de processos, métodos e técnicas de Intervenção social

*Participar na definição, promoção e concretização das políticas de intervenção social a cargo dos respetivos serviços ou estabelecimentos

*Definir, elaborar, avaliar e executar programas e projetos de intervenção comunitária na área de influência dos respetivos serviços e estabelecimentos

*Analisar, selecionar, elaborar e registar informação no âmbito da sua intervenção profissional e da investigação científico-social

*Assegurar a continuidade dos cuidados sociais a prestar, em articulação com os parceiros da comunidade

*Envolver e orientar utentes, famílias e grupos no autoconhecimento e procura dos recursos adequados às suas necessidades

*Articular-se com os restantes profissionais do serviço para melhor garantir a qualidade, humanização e eficiência na prestação de cuidados

*Relatar, informar e acompanhar, sempre que necessário e de forma sistemática, situações sociais problemáticas, em especial as relacionadas com crianças, jovens, idosos, doentes e vítimas de crimes ou de exclusão social

LOCALIZAÇÃO / HORÁRIO FUNCIONAMENTO

Os gabinetes do Serviço Social situam-se nos pisos de internamento, sendo o horário de funcionamento das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.

Se quiser realizar agendamento de atendimento deverá contar o Serviço Social através do numero: 214 653 045

Todos os dados presentes são elaborados e editados pela Roteiros de Portugal ®™ – Marca Registada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Roteiros de Portugal ®™ não autoriza o usufruto dos dados presentes por terceiros para actividades comerciais relacionadas com Publicidade e Divulgação Empresarial.

  • Empresa : Lahc - Liga dos Amigos do Hospital de Cascais - Dr. José de Almeida, Ipss
  • NIF : 504664042
  • CAE : 94995 - Outras actividades associativas
  • Telefone : 214 653 000
  • E-mail : geral@hospitaldecascais.pt
  • Website
0 0 votação
Avaliação
Subscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
error: Conteúdo está protegido !!!
0
Por favor deixe o seu comentáriox