Menu Fechar

Quinta do Francês

Quinta do Francês

Roteiros-de-Portugal-Faro-Silves-Quinta-do-Francês-Estate-Family-Patrick-Agostini-Lda-NIF-505736640

Quinta do Francês

Sobre a Quinta do Francês

A Quinta do Francês é uma propriedade familiar, com 8 hectares de vinha, situada nos vales de Silves, a caminho da Serra de Monchique, na ribeira de Odelouca, na região mais ao sul de Portugal, o Algarve. 

A Região

Com os seu clima excecional, o Algarve não só atrai os turistas à procura de sol, mas também é um ótimo “terroir” para as vinhas. As vinhas crescem numa variedade de solos como argila, calcário, grés e mesmo umas zonas com xisto, produzindo uvas de alta qualidade.

O Algarve tem uma grande herança como região produtora de vinho. Durante muitos anos, o comércio de vinhos no Algarve foi muito importante. Mas em meados do século XX, a produção de vinho diminuiu, pois os benefícios do vinho não podiam competir com os lucros que trazia o turismo à região.

No entanto, na década de 80, o Algarve ganhou o estatuto de região demarcada para Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira.

Acerca de 10 anos, houve o renascer da tradição de produção de vinhos no Algarve, apareceram novas adegas que produzem vinhos de qualidade. 

Patrick Agostini, o produtor

Nascido em França, de uma família italiana do Piemonte com uma tradição de produção de vinho, Patrick Agostini tornou-se médico de Anatomia Patológica.

Aos 33 anos, com a sua esposa de origem portuguesa, Fátima, decidiram deixar a França para vir viver em Portugal. Aí encontrou a propriedade que lhe permitiu seguir a sua paixão de produzir grandes vinhos.

O terreno que ele escolheu, no vale da ribeira de Odelouca, no Algarve, com encostas viradas a sul, com um solo xistoso e com as castas plantadas, Trincadeira (Tinta Amarela), Aragonês (Tinta Roriz), Cabernet Sauvignon e Syrah, fazem deste vinhedo um “terroir” ideal com condições perfeitas para produzir grandes vinhos.

Em 2002, as vinhas foram plantadas com um sistema de irrigação. Em 2008 a adega estava finalmente pronta para produzir vinho. O Patrick estava agora pronto para enfrentar o desafio de conseguir com que o Algarve fosse reconhecido como região produtora de vinhos.

Patrick produz um vinho topo de gama “Quinta do Francês”, e o segundo vinho, Odelouca”. Ambos os vinhos foram muito bem aceites, ganhando medalhas em famosos concursos internacionais, como Bruxelas e Londres e, atraindo críticas muito favoráveis na imprensa nacional e internacional.

O vinhedo

O vinhedo de 9 hectares está situado nas colinas de Silves, no vale da ribeira de Odelouca. Este é um “terroir” ideal, com encostas viradas a sul, onde as variedades de uvas tintas, Trincadeira (tinta amarela), Aragonês (Tempranillo), Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Syrah foram plantadas em 2002 e a uva branca Sauvignon Blanc enxertada em 2017.

A adega

A adega, num estilo tipicamente algarvio, foi acabada de ser construída em 2008, tem 800m2 de construção moderna (conforme as últimas normas) com áreas separadas para as cubas de inox, as barricas de carvalho francês e a zona de armazenamento das garrafas prontas para serem comercializadas.

A nossa filosofia

Acreditamos que os vinhos devem ser de longa duração, de grande degustação e, acima de tudo, inesquecíveis.

Com grandes vinhos, os seus sentidos, principalmente o olfato e o paladar, devem ser chamados a atenção com excitação, antecipação e estimulação.
Entendemos que grandes vinhos refletem o seu “terroir”, o ano da colheita e a personalidade e que a qualidade deles depende de um domínio profundo das técnicas de vinificação e da qualidade das uvas.

Também na nossa adega temos uma excelente sala para degustação, exposições e vendas com uma vista espectacular sobre o vinhedo.

A vinha é distribuída em dois tipos de solos:

– Solo xistoso nas encostas e terraços com as 5 variedades de uva tinta.

– Solo de aluvião, muito perto da ribeira de Odelouca com Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc.

O clima algarvio quente e seco, juntamente com a frescura da brisa marítima do Atlântico, permitem controlar o processo de maturação. Por outro lado o solo pobre xisto-argiloso, que limita a ingestão de água, pode criar estresse suficiente para concentrar as uvas, produzindo assim um vinho excecional neste vinhedo.

Estas razões juntamente com o cuidado que nós temos em selecionar e manipular as nossas preciosas uvas, permite-nos produzir vinhos vencedores de medalhas, da cepa de vinha para a garrafa.

Todos os dados presentes são elaborados e editados pela Roteiros de Portugal ®™ – Marca Registada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Roteiros de Portugal ®™ não autoriza o usufruto dos dados presentes por terceiros para actividades comerciais relacionadas com Publicidade e Divulgação Empresarial.
0 0 votação
Avaliação
Subscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
error: Conteúdo está protegido !!!
0
Por favor deixe o seu comentáriox